

O Grupo Teatral Boca de Cena, além de seu material artístico composto por diversos espetáculos e intervenções realizadas desde 2005 até os dias atuais também engajou-se em projetos sociais voltados para a comunidade por acreditar que a arte tem sim papel importante na sociedade e que através dela é possível gerar transformações.
Nossa origem é fruto do Projeto Artístico e Cultural “Nosso Palco é a Rua” e sabemos da importância e do impacto que a arte e a cultura, enquanto ferramenta de formação do cidadão, pode proporcionar a crianças e jovens em situação de risco. Com essa visão assumimos o compromisso de disseminar nosso conhecimento desenvolvendo cursos das diversas vertentes da arte para a comunidade em geral do bairro Bugio e adjacências, onde estamos efetivamente instaurados desde 2010 quando o grupo ocupou um prédio público que há anos estava abandonado para realizar tais atividades, e posteriormente quando conquistamos meios, sob muitas adversidades, para a construção da própria sede.
Nosso surgimento se deu com o intuito de partilha de valores e conhecimentos apreendidos principalmente às classes populares mais desfavorecidas do acesso pleno à arte e à cultura em sua diversidade-plural. Ao longo de sua trajetória, o Grupo Teatral Boca de Cena se consolida como um agente transformador e promotor de ações culturais no Estado de Sergipe, partilhando deste universo de cultura popular e provocando reflexões críticas sobre a realidade social e cultural brasileira, afirmando-se assim, como um vetor de transformação social e de criação e fomento de um círculo de trocas e experiências no contexto cultural local/regional, sergipana, nordestina e brasileira.
SOCIAL
BLITZ CULTURAL

A Blitz Cultural – Festival de Arte do Grupo Teatral Boca de Cena - surge do desejo de movimentar a cena cultural de um dos bairros de Aracaju/SE – o bairro Bugio - que teve uma enorme efervescência da produção artística na década de 80 (oitenta) e que no decorrer do tempo se fragilizou, cuja opção de inspiração estética e acessibilidade artística ficou limitada ao habitual televisivo e a acontecimentos rarefeitos. O grupo Teatral Boca de cena que no ano de 2010 se instala na comunidade - com sede própria - interferindo e motivando a população através do teatro e de outras linguagens artísticas sentiu a necessidade de criar um festival com o objetivo de provocar a comunidade a “parar”, “pensar” e “refletir” arte - Sendo, portanto, uma opção de inspiração estética para aqueles cuja acessibilidade artística está limitada ao habitual televisivo e a acontecimentos rarefeitos na comunidade.
A Blitz Cultural aconteceu nos ano de 2014 e 2015, por conta do 9º e 10º aniversário do grupo Boca de Cena, e durou, cada uma, 5 (cinco) dias, com apresentações de espetáculos teatrais, shows musicais, dança e oficinas, totalmente gratuitas.
Uma ação desse porte marca uma etapa importante do movimento cultural do estado e revitaliza o turismo cultural e a identidade local – um fomento e sensibilização as arte. Com o foco no intercâmbio de grupos e coletivos de artistas e técnicos, o Festival oferecer espetáculos, oficinas e palestras desta forma sensibilizará a comunidade a um dialogo com os artistas locais e nacionais.